Essa Torta de Frutas é perfeita para quando você quer impressionar sua família e seus amigos. Eles vão achar que você comprou na padaria, fica linda!
Trata-se de uma base de biscoito (ou bolacha, pode chamar como você quiser!) amanteigado, uma camada de chocolate branco para prevenir que a massa fique molenga, um creme com mascarpone coberto com fatias de frutas. Por fim, as frutas são pinceladas com geléia de laranja, pra dar esse brilho todo especial.
Ingredientes para a massa
- 1 + 1/3 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1/2 xícara de manteiga sem sal gelada em cubinhos
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de creme de leite fresco
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/4 colher de chá de sal
Ingredientes para o recheio
- 1 xícara de mascarpone em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 + 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 colheres de sopa de geléia de laranja
- 1 colher de sopa de água
- Chocolate branco derretido
- Frutas da sua preferência (eu usei morangos, mirtilos, kiwis e tangerinas)
Modo de preparo da massa
Comece misturando o creme de leite fresco, o ovo e a baunilha. Reserve.
Em seguida coloque a farinha de trigo em um processador de alimentos com o sal e o açúcar de confeiteiro. Processe para misturar bem. Depois disso acrescente os cubinhos de manteiga e pulse até que eles fiquem do tamanho de ervilhas.
Por fim, acrescente a mistura reservada e pulse até que a massa vire uma bola. Se você não tiver um processador de alimentos pode fazer a massa à mão, esfregando a manteiga nos ingredientes secos com as pontas dos dedos.
Depois disso embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. A forma que eu usei tem cerca de 25cm de diâmetro.
Em seguida cubra a massa com uma folha de papel alumínio e coloque algo para fazer peso em cima dela. Lojas de confeitaria vendem uns pesos próprios pra isso, mas eu acho um desperdício de dinheiro. Tenho um vidro de feijão na minha despensa que só uso para esse fim.
Leve ao forno por uns 15 minutos e em seguida remova os pesos e o papel alumínio cuidadosamente. Eu deixei a minha torta no forno só por 10 minutos, o que fez com que a massa ainda estivesse bem mole nessa etapa. Depois disso é só fazer furos na massa com um garfo e levar para o forno novamente até que o fundo esteja assado e as bordas douradas.
Deixe a massa da torta de frutas esfriar completamente antes de rechear.
Modo de preparo do recheio e montagem
Para a fazer o recheio comece batendo o creme de leite fresco até ficar em ponto de chantilly com uma batedeira e reserve. Em seguida bata o mascarpone com a baunilha e o açúcar de confeiteiro até que fique um creme liso. Por fim, acrescente o creme de leite fresco batido e incorpore delicadamente com uma espátula.
Assim que o creme estiver pronto, pincele uma camada de chocolate branco derretido por cima da massa. A quantidade de chocolate necessária vai depender do tamanho da forma que você estiver usando. Derreta mais chocolate do que você achar que precisa, é melhor sobrar do que faltar. O chocolate impede que a massa absorva a umidade do creme do recheio, assim ela não fica molenga.
Espalhe o creme por cima da camada de chocolate branco e arranje as fatias de frutas em cima do creme da forma que você quiser. Por fim, misture a água com a geléia de laranja e aqueça até ficar com uma consistência fácil de pincelar.
Para deixar as frutas brilhosas é só pincelar essa mistura por cima delas e sua torta de frutas está pronta! Mantenha na geladeira até a hora de servir se não for comer imediatamente.