Torta Folhada de Maçã


Essa Torta Folhada de Maçã é super fácil de fazer e com certeza vai impressionar todo mundo que for comer, porque fica linda! Ela leva massa folhada, que eu compro já pronta, porque eu não tenho paciência para fazer a minha, mas nada te impede de usar massa folhada caseira.

Ingredientes

  • 1 folha de massa folhada
  • 2 maçãs verde sem casca em fatias grossas
  • 1/4 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 colher de sopa de açúcar turbinado ou Demerara
  • 1/2 colher de sopa de leite
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coloque a manteiga e 1/4 xícara de açúcar em uma panela grande em fogo médio, mexendo de vez em quando, para não queimar. Assim que a manteiga estiver toda derretida e a mistura começar a mudar de cor, coloque as fatias de maçã, mexa bem e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e deixe esfriar por uns 15 minutos.

Misture as colheres de sopa restantes com a canela em pó e reserve. Coloque a massa folhada em cima de um papel manteiga e passe um rolo de macarrão por cima dela, para deixá-la mais uniforme. A massa folhada que eu usei era um quadrado de cerca de 25 cm em cada lado.

Coloque as fatias de maçã no centro da massa, deixando os lados da massa sem recheio e cerca de 1 dedo de massa sem recheio na parte de cima e de baixo da massa. Espalhe a mistura de açúcar com canela reservada por cima da maçã. Com uma faca, corte tiras na diagonal dos dois lados da massa que não têm recheio e remova completamente a última tira. Veja no vídeo exatamente como eu fiz, fica mais fácil entender assistindo.

Dobre o excesso de massa na parte de cima e comece a fazer a “trança”, alternando os lados, pegue uma fatia da massa e coloque por cima do recheio. Quando você estiver chegando no final da torta, dobre o excesso de massa na parte de baixo, da mesma forma como foi feita na parte de cima. Isso vai ajudar a manter o recheio dentro da torta folhada de maçã durante o cozimento.

Transfira o papel manteiga com a torta para uma forma e pincele com o ovo batido com água. Salpique o açúcar turbinado por cima da massa e leve ao forno até que a torta fique dourada por cima, no meu forno levou 25 minutos, mas o tempo de forno vai depender da grossura da sua massa folhada e do seu forno.

Assim que sua torta folhada de maçã sair do forno, misture o açúcar de confeiteiro com o leite e, com uma colher, fazendo movimentos de zigue-zague por cima da torta, jogue essa mistura na torta toda. Essa torta folhada de maçã pode ser servida ainda quente, bem como fria.

Torta Folhada de Maçã


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *