Tortinhas de Limão com Merengue


Meu cunhado pediu pra eu fazer a sobremesa para um jantar com os amigos dele, e como ele não gosta de chocolate, resolvi fazer essas Tortinhas de Limão com Merengue. Essa torta é bem famosa por aqui e, claro, nada te impede de fazer em forma de torta ao invés de mini tortas.

Ingredientes para a massa

  • 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada (pode ser substituída por manteiga se preferir)
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • Pitada de sal
  • Manteiga ou óleo para untar

Ingredientes para o recheio

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • Suco e raspas da casca de 2 limōes sicilianos (pode ser outro tipo de limão da sua preferência

Ingredientes para o merengue

  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 4 colheres de sopa de água
  • 4 colheres de chá de pó para merengue
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190ºC.

Com uma espátula, prepare a massa: misture a manteiga, a gordura vegetal, o açúcar e o sal. Adicione a baunilha e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e misture até que a farinha esteja completamente incorporada.

Unte uma forma de silicone para mini cupcakes. Eu tentei fazer essa receita em uma forma de metal de mini cupcakes e a massa grudou, quebrou quando fui tentar tirar, então não recomendo usar forma de metal. Mas se você for fazer em forma de torta, aí não tem problema, pode usar forma de metal.

Coloque um pouco da massa em cada cavidade e espalhe a massa no fundo e nas laterais com a ajuda das costas de uma colher. Não coloque muita massa, só o suficiente para cobrir os fundos e as laterais.

Asse por 10 a 12 minutos, até que as laterais estejam levemente douradas. Assim que sair do forno, pressione o centro de cada massa com as costas de uma colher. Esse passo não é necessário se você estiver fazendo em forma de torta normal, mas é preciso se você estiver fazendo mini tortas como eu fiz, para que haja espaço para o recheio sem que vaze pelas laterais.

Deixe a massa esfriar completamente antes de desenformar. De novo, você só vai precisar desenformar se estiver usando forma de mini cupcake, nada te impede de servir a torta em forma redonda caso esteja usando forma de torta.

Para o recheio, leve uma panela com água ao fogo baixo. Misture todos os ingredientes em um recipiente que seja resistente ao calor e coloque-o sobre a panela. O recipiente não pode encostar na água, e a água tem que ter algumas bolhas, mas não pode ferver, então fique atento!

Mexa o recheio sempre, até engrossar. O banho maria vai cozinhar os ovos e fazer com que o recheio fique bem mais consistente. Quando você passar o dedo nas costas da colher e deixar um rastro limpo, o recheio está pronto.

Passe o recheio por uma peneira e leve à geladeira coberto com plástico filme em contato. O recheio precisa gelar por pelo menos 1 hora e meia antes de montar as tortinhas.

Eu usei pó para merengue para fazer o merengue, mas nada te impede de usar claras de ovo se você preferir (é só usar as 2 claras que sobraram do recheio, já que o recheio leva 2 gemas). Com uma batedeira, bata o pó para merengue com a água (ou as claras), um pouquinho do açúcar e o extrato de baunilha. Quando a mistura começar a ficar com picos leves, acrescente o restante do açúcar gradativamente e bata até que o merengue fique firme, eu parei de bater antes de obter picos duros.

Para montar as tortinhas, eu coloquei o recheio num saco de confeitar e cortei a potinha. Você pode usar uma colher para colocar o recheio por cima da massa se preferir. Não coloque muito recheio em cada tortinha que é pra não correr o risco de transbordar (algumas das minhas vazaram nos lados).

Eu também coloquei o merengue num saco de confeitar, mas coloquei um bico pitanga nele. De novo, o saco de confeitar é completamente opcional, nada te impede de colocar o merengue sobre o recheio com uma colher.

Para finalizar, eu usei meu maçarico de cozinha para tostar o merengue. Se você não tiver maçarico, é só levar ao forno para gratinar, mas fique de olho para não queimar!

Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Tortinhas de Limão com Merengue


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *