Bolo de Manteiga de Amendoim com Chocolate

Bolo de Manteiga de Amendoim com Chocolate


Esse bolo de manteiga de amendoim com chocolate ficou incrível! A cobertura e recheio não são muito doces, combinação perfeita já que a massa é bem doce.

Ingredientes para a massa

  • 3/4 xícara + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de manteiga de amendoim
  • 1 xícara de água fervendo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de leitelho (confira aqui como substituir)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para o recheio/cobertura

  • 1 xícara de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 + 1/2 colher de chá de açúcar de confeiteiro
  • 2 + 1/2 colher de chá de cacau em pó

Ingredientes para o ganache

  • 1/2 xícara de creme de leite fresco fervendo
  • 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado ou em gotas
  • Amendoim torrado e picado para decorar

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Em uma panela, leve a manteiga sem sal e a manteiga de amendoim ao fogo médio, misturando sempre. Assim que essa mistura começar a ferver, acrescente a água fervendo e mexa bem. Quando a água estiver bem incorporada, desligue o fogo e deixe esfriar.

Em um recipiente pequeno, misture os ovos, a baunilha e o leitelho. Reserve.

Em um recipiente grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture bem e acrescente a mistura de manteigas com água já fria. Bata só até os secos absorverem essa mistura e então acrescente os ovos misturados com a baunilha e o leitelho. Você pode usar a batadeira nessa etapa se quiser, mas eu prefiro bater com um fouet.

Assim que a massa estiver homogênea, distribua em duas formas redondas de 20 ou 25cm de diâmetro untadas e forradas com papel manteiga. Se você não tiver duas formas, pode fazer em uma forma só, desde que a forma seja bem alta, mas isso vai interferir no tempo que vai levar para seu bolo assar. Você também pode fazer esse bolo de manteiga de amendoim com chocolate em uma forma retangular se preferir.

Leve ao forno por 20 a 30 minutos, o tempo de forno vai depender do seu forno e do tamanho da suas formas. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio, se estiver pronto, o palito sairá limpo. Deixe esfriar completamente antes de prosseguir.

Para preparar o recheio, que também é usado na cobertura, bata todos os ingredientes até dar ponto de chantily. Deixe na geladeira até a hora de usar caso você prepare antes de o bolo esfriar completamente.

Para montar o bolo de manteiga de amendoim com chocolate eu nivelei as duas massas e removi o papel manteiga. Coloque uma das camadas de massa no prato ou na boleira em que você vai servir, adicione uma camada generosa do recheio, e cubra com a outra camada da massa. Eu coloco a segunda camada de ponta cabeça, ou seja, a parte que estava em contato com a forma fica pra cima, que é pra não ter tantos farelos grudando na cobertura.

Espalhe o restante do recheio/cobertura sobre o bolo. Eu escolhi deixar bem pouquinho da cobertura nos lados, mas nada te impede de colocar uma camada mais generosa. Leve à geladeira para firmar e enquanto isso acontece, prepare a ganache. Aqueça o creme de leite até que comece a ferver e jogue por cima do chocolate. Certifique-se que todo o chocolate está submerso no creme de leite e cubra com plástico filme, para abafar o recipiente por uns 2 minutos. Isso vai fazer com que o chocolate todo derreta, aí é só você misturar bem e levar à geladeira por 20 minutos.

Passados os 20 minutos, jogue a ganache por cima do bolo. Eu uso uma garrafinha de confeitar pra ter mais controle, mas você pode usar uma colher se não tiver a garrafinha. Espalhe a ganache até as bordas do bolo, deixando algumas gotas escorrerem pelos lados se você quiser. Coloque um pouquinho de amendoim torrado e picado por cima da ganache e seu bolo de manteiga de amendoim com chocolate está quase pronto! Agora é só levar à geladeira por mais meia hora, para que a ganache firme completamente.

Como a cobertura/recheio desse bolo leva creme de leite fresco, é importante manter o bolo na geladeira e só retirar uns 15 minutos antes de servir se você não quiser comer o bolo muito gelado. Aqui em casa a gente adorou ele gelado mesmo, então só tiramos da geladeira na hora de servir.