Bolo de Manteiga de Amendoim com Mousse de Chocolate

Bolo de Manteiga de Amendoim com Mousse de Chocolate


Esse Bolo de Manteiga de Amendoim com Mousse de Chocolate foi um dos bolos de aniversário do meu filho. Digo um dos porque ele teve 3 festas de aniversário na semana passada. Pra primeira eu comprei um bolo Red Velvet, porque não deu tempo de eu fazer o bolo. Mas pra segunda festa eu tive tempo e fiz esse bolo e olha… Ficou maravilhoso!

Desde que ele viu a foto do meu Bolo de Manteiga de Amendoim com Chocolate, ele me pede pra fazer pra ele. Resolvi fazer um pouco diferente e dessa vez fiz um mousse de chocolate amargo para o recheio e um creme amanteigado de chocolate para a cobertura, e finalizei com amendoim moído por cima. Tem como ficar ruim?

Ingredientes para a massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 xícara de água fervendo
  • 1/2 xícara de manteiga de amendoim
  • 1/2 xícara de leitelho (confira aqui como substituir)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio

  • 115g de chocolate amargo derretido
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1/4 xícara de água quente
  • 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1/4 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura

  • 3 + 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de creme de leite fresco ou leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 colher de chá de sal
  • Amendoim torrado picado a gosto

Modo de preparo da massa

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Em uma panela, leve a manteiga sem sal e a manteiga de amendoim ao fogo médio, misturando sempre. Assim que essa mistura começar a ferver, acrescente a água fervendo e mexa bem. Quando a água estiver bem incorporada, desligue o fogo e deixe esfriar.

Em um recipiente pequeno, misture os ovos, a baunilha e o leitelho. Eu faço isso em uma xícara medidora, assim fica mais fácil para incorporar na massa depois. Reserve.

Em um recipiente grande, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o bicarbonato de sódio. Misture bem e acrescente a mistura de manteigas com água já fria. Bata só até os secos absorverem essa mistura e então acrescente os ovos misturados com a baunilha e o leitelho. Você pode usar a batedeira nessa etapa se quiser, mas eu prefiro bater com um fouet.

Assim que a massa estiver homogênea, distribua em duas formas redondas de 20 ou 25cm de diâmetro untadas e forradas com papel manteiga. Se você não tiver duas formas, pode fazer em uma forma só, desde que a forma seja bem alta, mas isso vai interferir no tempo que vai levar para seu bolo assar. Você também pode fazer esse bolo de manteiga de amendoim com mousse de chocolate em uma forma retangular se preferir.

Leve ao forno por 20 a 30 minutos, o tempo de forno vai depender do seu forno e do tamanho da suas formas. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio, se estiver pronto, o palito sairá limpo. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Modo de preparo do recheio

A quantidade de ingredientes listados aqui rende o suficiente para 1 camada de recheio. Se você precisar de mais camadas de recheio é só dobrar ou triplicar a receita, conforme necessário.

Primeiro misture a água com o cacau em pó, até dissolver bem. Feito isso, acrescente essa mistura ao chocolate derretido, mexa bem e reserve.

Coloque o creme de leite fresco, a baunilha e o açúcar de confeiteiro em um recipiente grande em seguida e bata até ficar em ponto de chantilly. Em seguida acrescente cerca de 1/4 desse creme batido na mistura de chocolate derretido reservada e misture bem.

Por fim, misture o resto do creme ao chocolate delicadamente, para não perder o ar. Cubra o mousse com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de rechear o bolo.

Modo de preparo da cobertura

Comece batendo a manteiga em temperatura ambiente até ficar um creme fofo. Em seguida acrescente o cacau em pó e bata até incorporar. Adicione o açúcar de confeiteiro depois disso e bata mais uma vez.

Nessa hora vai parecer que deu tudo errado, porque o açúcar de confeiteiro não vai ficar completamente absorvido, mas é só acrescentar a baunilha e o creme de leite fresco (ou leite) e bater novamente. Você pode acrescentar mais se seu creme ficar muito duro.

Montagem

Se você assou o bolo em 2 formas, retire das formas e nivele o topo de cada um. Se você assou em 1 forma, retire da forma, nivele o topo e corte a massa do bolo de manteiga de amendoim com mousse de chocolate em 2 camadas.

Coloque a primeira camada de bolo no prato onde você vai servir e espalhe o recheio por cima. Em seguida coloque a segunda camada de massa, eu gosto de colocar com a parte cortada para baixo, que é pra ficar mais fácil na hora de colocar a cobertura no bolo.

Em seguida passe uma camada fina de cobertura em todo o bolo e leve para a geladeira por 20 minutos. Isso vai fazer com que o bolo fique mais estável e a cobertura final não tenha farelos de bolo. Eu coloco a cobertura em um saco de confeitar com a ponta cortada para facilitar na hora de colocar a cobertura no bolo, mas isso é totalmente opcional.

Por fim, passe uma camada generosa de cobertura no bolo e coloque amendoim torrado picado por cima. Eu coloquei o que sobrou da cobertura em um saco de confeitar com um bico e decorei o topo do bolo com isso antes de colocar o amendoim, mas isso é completamente opcional.

Como o recheio do bolo é de mousse, esse bolo tem que ser conservado na geladeira. Retire da geladeira uns 20 minutos antes de servir se você não quiser que ele esteja tão gelado na hora de comer.

Bolo de Manteiga de Amendoim com Mousse de Chocolate