Bolo Gelado de Leite (Tres Leches Cake)

Bolo Gelado de Leite (Tres Leches Cake)


Esse Bolo Gelado de Leite é conhecido como Tres Leches Cake por aqui, porque é um bolo de origem mexicana regado com uma calda feita de três leites: leite condensado, leite evaporado e creme de leite fresco. Como leite evaporado não é vendido no Brasil, eu substituí por leite comum nessa receita.

O bolo tradicional leva canela polvilhada por cima, mas eu decidi omitir esse ingrediente por conta do gosto das pessoas que iam comê-lo aqui em casa. Escolhi decorar com morangos, mas isso também é totalmente opcional, você pode servir com ou sem frutas da sua preferência.

Ingredientes

  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1 + 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 + 1/2 xícara de açúcar
  • 1 + 1/2 xícara de leite
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • Manteiga para untar

Modo de preparo do bolo

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Em um recipiente médio, misture o fermento e a farinha de trigo. Reserve.

Separe as claras das gemas dos ovos. Com uma batedeira, bata as claras até que elas comecem a espumar. Com a batedeira ligada, adicione o açúcar às claras aos pouquinhos. Bata até que as claras fiquem em ponto de pico mole.

Acrescente as gemas, uma de cada vez, batendo sempre a cada adição. Em seguida acrescente metade da mistura de farinha e fermento reservada, sempre com a batedeira ligada.

Adicione 1/2 xícara de leite à massa, também com a batedeira ligada, e finalize com o restante da mistura de secos. Não esqueça de raspar as bordas do recipiente, para que todos os ingredientes sejam incorporados de maneira uniforme.

Coloque a massa em uma forma untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno até que esteja assada. Eu usei uma redonda de 20cm de diâmetro e 3,5cm de altura. Você pode usar uma forma quadrada ou retangular se preferir, mas atente ao tamanho da forma, para que a massa não transborde. A minha massa subiu até o topo da forma, então se você for usar uma forma menor que a minha, aconselho a dividir a massa em 2.

O tempo de forno vai depender do seu forno e do tamanho da forma que você estiver usando para assar seu bolo gelado de leite. Para saber se o bolo está assado é só espetar um palito no centro do bolo: se sair limpo, está na hora de tirar o bolo do forno. Deixe o bolo esfriar por uns 20 a 30 minutos e desenforme.

Modo de preparo da calda

Para fazer a calda é só misturar 1 xícara de leite, 1 xícara de creme de leite fresco e 1 lata de leite condensado. Coloque o bolo em uma travessa funda e faça vários furos em cima dele com um palito. Regue a calda com o bolo ainda quente, pois não vai absorver toda a calda se estiver frio.

Leve o bolo gelado de leite à geladeira por pelo menos 4 horas. Eu fiz o bolo no dia anterior ao que servi, para deixá-lo bem molhadinho!

Modo de preparo da cobertura

Por fim, bata 1 xícara de creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro até ficar em ponto de chantily. Cubra o bolo completamente com o creme. Eu usei as costas da minha espátula para fazer ondinhas no bolo todo, mas isso é totalmente opcional.

Mantenha seu bolo gelado de leite sempre na geladeira, só retire na hora de servir, e aproveite!

Bolo Gelado de Leite