Bolo Red Velvet

Bolo Red Velvet (Bolo Veludo Vermelho)


Bolo Red Velvet é um bolo bem famoso aqui nos Estados Unidos, que leva esse nome (cuja tradução literal é veludo vermelho) por causa da cor e textura da massa. Quando a receita foi criada, muitos anos atrás, beterraba era usada para deixar a massa vermelha, mas hoje em dia corante alimentício é usado. A textura do bolo é resultado da combinação de vinagre com leitelho (o famoso buttermilk), bicarbonato de sódio e um pouquinho de cacau em pó.

A cobertura e recheio tradicionais do bolo Red Velvet leva cream cheese, mas tem gente que faz com outros tipos também. Essa receita também pode ser usada para fazer cupcakes, mas a quantidade de recheio e cobertura para fazer o bolo é maior.

Ingredientes para a massa

  • 2 + 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 + 1/2 xícara de leitelho (confira aqui como substituir)
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 claras de ovos
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre
  • Corante alimentício vermelho a gosto
  • Óleo ou manteiga para untar

Ingredientes para o recheio e cobertura

  • Cerca de 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de cream cheese em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo da massa

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó, o sal e o bicarbonato de sódio em um recipiente médio e reserve.
  3. Coloque o leitelho, o óleo, a baunilha, o vinagre e as claras de ovo em um outro recipiente e misture bem. Acrescente o corante alimentício, que pode ser tanto em pó quanto em gel, e misture para incorporar.
  4. Por fim, acrescente a mistura de líquidos ao recipiente reservado com os ingredientes secos e misture até que a massa fique homogênea.
  5. Coloque a massa em formas untadas e leve ao forno até que o bolo Red Velvet esteja completamente assado. O tempo de forno vai depender do tamanho das suas formas, eu usei 3 formas de mais ou menos 20cm de diâmetro. Para saber se seu bolo está assado, é só enfiar um palito no meio dele, se estiver assado o palito sairá limpo.
  6. Deixe seu bolo Red Velvet esfriar completamente antes de nivelar o topo das camadas do bolo, o ideal na realidade é fazer o bolo no dia anterior, mas se não tiver tempo, não tem problema, só lembre-se que o bolo fresco vai ser mais difícil de cortar. Eu esfarelei o topo retirado das minhas camadas e usei para decorar o bolo, mas isso é totalmente opcional. Se você preferir, pode assar em uma forma alta e depois de frio, cortar em camadas.

Modo de preparo do recheio e cobertura

  1. Bata a manteiga e o cream cheese com uma batedeira até obter um creme fofo.
  2. Acrescente 2 xícaras de açúcar de confeiteiro e bata novamente.
  3. Adicione mais 1 xícara de açúcar de confeiteiro e a baunilha e bata para incorporar. Depois disso pode ser que você precise continuar adicionando mais açúcar, até que seu creme fique firme. Vá colocando mais açúcar aos poucos, porque se você colocar demais de uma vez, o creme vai ficar muito duro.

Montagem

  1. Coloque uma camada do bolo na forma que foi usada para assar, eu deixei um círculo de papel manteiga no fundo e acetato ao redor, para facilitar na hora de retirar da forma. Caso você prefira, forre a forma com plástico filme, lembrando de deixar bastante plástico filme sobrando nos lados para poder envolver o bolo todo depois de montado.
  2. Intercale camadas de recheio e bolo até colocar a sua última camada de bolo. Eu gosto de colocar essa última camada com o lado que ficou em contato com a forma durante o cozimento para cima, assim fica mais fácil na hora de espalhar a cobertura.
  3. Leve à geladeira por 30 minutos para que a cobertura fique firme.
  4. Retire da forma, remova o acetato ou plástico filme, e cubra o bolo todo com a cobertura. Essa etapa é trabalhosa para quem, como eu, não tem prática alisando a cobertura, mas tem que ter paciência.
  5. Assim que o bolo Red Velvet estiver coberto por completo, coloque os farelos de bolo reservados por cima e aos lados e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
  6. Como a cobertura desse bolo leva cream cheese, mantenha o bolo sempre na geladeira, para não estragar.

Bolo Red Velvet