Boston Cream Pie Cupcakes

Boston Cream Pie Cupcakes


Ouzo dizer que esses Boston Cream Pie Cupcakes são um dos cupcakes mais gostosos que eu já fiz na vida! Embora leve o nome de torta (pie), Boston Cream Pie na realidade é um bolo com recheio de creme de confeiteiro e cobertura de chocolate. Dá um pouco de trabalho para fazer, mas te garanto que compensa, não sobrou nenhum pra contar história!

Ingredientes para a massa

  • 1 + 1/2 xícara de farinha para bolo (confira aqui como substituir)
  • 1 xícara de açúcar
  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2/3 xícara de iogurte grego ou natural sem açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3/4 colher de chá de sal

Ingredientes para o recheio

Rende o suficiente para rechear 2 receitas da massa se você estiver fazendo cupcakes, 1 receita da massa se você estiver fazendo o bolo em forma(s) redonda(s) de 20 ou 25cm de diâmetro.

  • 6 gemas de ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 + 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura

Rende o suficiente para cobrir 2 receitas da massa se você estiver fazendo cupcakes, 1 receita da massa se você estiver fazendo o bolo em forma(s) redonda(s) de 20 ou 25cm de diâmetro.

  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado ou em gotas
  • 1/4 xícara de glucose ou xarope de milho
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Comece fazendo o recheio, porque ele precisa ficar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de você rechear seus Boston Cream Pie Cupcakes ou bolo. O recheio rende o sufience para rechear 2 receitas da massa se você estiver fazendo cupcakes, então eu aconselho você a fazer a receita completa só se você estiver fazendo bolo ao invés de cupcakes. Faça só metade do recheio e da cobertura se você estiver fazendo cupcakes.

Em um recipiente ou uma panela média fora do fogo, misture as gemas, o amido de milho e o sal com um fouet, até que o amido de milho e o sal estejam completamente incorporados. Se você não tiver um fouet, pode usar a batedeira. Não esqueça de raspar bem as laterais do recipiente ou da panela antes de prosseguir.

Acrescente o açúcar e misture bem. Assim que o açúcar não estiver mais visível, adicione o leite e bata novamente. Leve essa mistura a fogo médio-baixo, mexendo sem parar, até que o creme engrosse. Assim que o creme começar a borbulhar na panela, retire do fogo e adicione a baunilha. Transfira o creme de confeiteiro para um recipiente limpo, cubra com plástico filme em contato com o creme, deixe esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Enquanto o recheio esfria, prepare os cupcakes ou o bolo. Pré-aqueça o forno a 165ºC. Em um recipiente grande, misture as duas farinhas, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente e, com uma batedeira, bata até que a manteiga esteja em pedaços do tamanho de ervilhas.

Adicione os ovos, um de cada vez, batendo depois de cada adição. Em seguida acrescente o iogurte e bata novamente, para incorporar o iogurte. Por fim, acrescente o leite e a baunilha e misture bem.

Se você estiver fazendo cupcakes, distribua a massa em duas formas de cupcakes cobertas com forminhas de papel. A massa rende aproximadamente 20 cupcakes, a quantidade vai depender de quanto de massa você colocar em cada cupcake. Eu aconselho a encher no máximo 3/4 de cada forminha com a massa. Se você colocar mais do que isso, seus cupcakes vão crescer demais e vazar na forma.

Se você estiver fazendo bolo ao invés de Boston Cream Pie Cupcakes, use uma ou duas formas redondas de 20 ou 25cm de diâmetro.Se sua forma for baixa (cerca de 4cm de altura), use duas formas, ou seu bolo vai transbordar. Se sua forma for mais alta, você pode assar em uma forma só e depois de assado e frio, corte o bolo ao meio para obter 2 camadas. Independente de quantas formas você estiver usando, unte as laterais da forma(s) e forre com papel manteiga.

Leve a massa ao forno por 15 a 25 minutos. O tempo de forno varia, se você estiver fazendo Boston Cream Pie Cupcakes, como eu, vai assar mais rápido. Para saber se o bolo ou cupcakes estão assados, enfie um palito no meio do bolo ou de um cupcake, se estiver pronto, o palito sairá limpo. Deixe esfriar completamente antes de prosseguir.

Para preparar a cobertura, leve o creme de leite fresco em uma panela em fogo médio. Assim que o creme de leite começar a ferver, retire do fogo e jogue por cima do chocolate, certifique-se que todo o chocolate está coberto pelo creme de leite. Cubra o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente a glucose ou xarope de milho e a baunilha, mexa bem até que o chocolate esteja completmente derretido e incorporado.

Se você estiver fazendo cupcakes: remova o miolo dos cupcakes e coloque o recheio em cada um. Use uma faca ou uma espátula para alisar o topo dos cupcakes depois que você colocar o recheio. Vire cada cupcake de ponta cabeça e molhe o topo do cupcake na cobertura. Deixe o excesso escorrer antes de virar o cupcake. Você pode repetir esse processo se quiser que a cobertura fique mais grossa. Se você estiver fazendo o bolo: coloque o recheio em cima de uma das camadas do bolo, a outra camada por cima e regue o bolo com a cobertura.

Como o recheio é feito com creme de confeiteiro, esses Boston Cream Pie Cupcakes (ou bolo) precisam ficar na geladeira até a hora de servir. Retire da geladeira cerca de 15 minutos antes de servir e aproveite!