Canjica com Amendoim

Canjica com Amendoim


Canjica com Amendoim é algo que minha avó fazia muito quando eu era criança, então tenho muitas memórias afetivas dessa receita. É algo que no Brasil muita gente come em festas juninas, mas na minha casa a minha avó fazia o ano todo. Só depois de adulta fui descobrir que em algumas regiōes do Brasil canjica é chamada de Mungunzá.

Aqui nos Estados Unidos é difícil achar o milho para canjica sem que esteja cozido. A maioria dos supermercados vende já cozido e em lata, então foi o que eu usei para fazer essa canjica com amendoim. Se você não achar já cozido, é só deixar de molho em água por umas 2 horas. Escorra bem a água do molho e cozinhe em uma panela de pressão com bastante água. Por fim, descarte a água do cozimento na hora de preparar a canjica com amendoim.

Ingredientes

  • 400 gramas de milho para canjica cozido
  • 250 gramas de amendoim torrado sem casca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara de leite
  • 10 cravos da Índia
  • 4 ramas de canela
  • Canela em pó a gosto para servir

Modo de preparo

Comece colocando o amendoim torrado em um processador de alimentos e pulse algumas vezes, para picar o amendoim. O tamanho do amendoim picado vai do seu gosto. Se você não tiver um processador de alimentos pode picar o amendoim com a faca ou usar um liquidificador, só tome cuidado para não queimar o liquidificador, divida o amendoim em porçōes. Reserve.

Em seguida leve o leite, as ramas de canela, os cravos e o milho para canjica cozido em uma panela grande ao fogo médio. Cozinhe sem parar de mexer. Assim que começar a formar bolhas nas bordas da panela, acrescente o leite condensado e o amendoim picado. A quantidade de amendoim adicionada à canjica fica ao seu gosto, eu deixei um pouco de fora, para polvilhar na hora de servir, mas você pode colocar tudo se preferir.

Cozinhe a canjica com amendoim até ficar mais consistente, mexendo sempre. A consistência dela fica ao seu gosto, eu gosto dela nem muito rala, nem muito cremosa. Por fim, retire as ramas de canela e os cravos.

Deixe esfriar completamente antes de guardar na geladeira. Você pode servir tanto gelada quanto quente, se quiser servir a canjica com amendoim quente é só aquecer antes de servir, polvilhar canela em pó e aproveitar!

Canjica com Amendoim