Carolinas

Carolinas


Carolinas são conhecidas nos EUA como “Cream Puffs”, onde são recheadas com creme de confeiteiro e não são mergulhadas em chocolate. No Brasil a gente não só recheia com doce de leite, como também finaliza com chocolate, como eu fiz. Eu usei chocolate meio amargo, para quebrar um pouco a doçura do doce de leite.

Os gringos finalizam com açúcar de confeiteiro em cima dos cream puffs, mas vou te contar que o pessoal aqui em casa adorou a versão brasileira! Eu acho que o segredo para fazer Carolinas gostosas é investir em doce de leite e chocolate de qualidade.

Ingredientes

  • 2 xícaras de doce de leite
  • 2 xícaras de chocolate meio amargo derretido
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal
  • 4 ovos grandes
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190ºC.

Comece preparando a massa. Coloque a água, manteiga, sal e açúcar em uma panela grande e leve ao fogo médio. Assim que ferver, acrescente a farinha de trigo e mexa sem parar, até que comece a grudar no fundo da panela.

Em seguida transfira a massa das carolinas para um recipiente e bata com uma batedeira por uns 5 minutos, até que a massa esteja fria. Adicione um ovo por vez, batendo sempre entre cada adição, até que a massa fique bem pegajosa.

Coloque a massa em um saco de confeitar, eu usei um bico redondo para dar mais controle, mas se você não tiver bico é só cortar a pontinha. Pingue a massa em uma assadeira coberta com papel manteiga, deixando espaço entre cada carolina. Em seguida molhe a ponta do dedo com um pouquinho de água e passe por cima da massa para alisar o topo de cada carolina.

Leve ao forno até que as carolinas estejam bem douradas. O tempo de forno vai depender da quantidade de massa que você usou para cada carolina. As minhas levaram quase 40 minutos no forno. Deixe esfriar completamente antes de prosseguir.

Para colocar o recheio nas carolinas eu coloquei o doce de leite em um saco para confeitar com um bico bem comprido, furei a parte de baixo de cada carolina com o bico e apertei o saco até que estivessem cheias. Se você não tem um bico desses é só furar a parte de baixo das carolinas com uma faca.

Para finalizar, mergulhe a parte de cima das carolinas em chocolate derretido e leve à geladeira até firmar.

Carolinas