English Muffins (Pão de Frigideira)

English Muffins (Pão de Frigideira)


English Muffins são uns pãezinhos muito populares aqui nos Estados Unidos, assim como os bagels, você os encontra à venda nos supermercados. Eles são tradicionalmente usados para fazer Ovos Beneditinos (Eggs Benedict), meu prato preferido para o brunch: ovos pochê servidos com presunto em cima desses pães e cobertos com molho um molho de manteiga e gema de ovo. Também são servidos torrados com manteiga ou geleia no café, bem como usados para fazer sanduíche de café da manhã. Já deu pra perceber que eles são bem versáteis, né?

Existem várias receitas de English Muffins por aí, umas levam levain, outras pedem por 18 horas de fermentação… Essa é a versão mais fácil que achei, mas você terá que fazer alguns testes na hora de cozinhar os pãezinhos. Como são cozidos em uma frigideira com tampa, eu usei uma elétrica para agilizar o cozimento, já que a panela é grande e a receita rende muito (renderam pouco mais de 30 pães do tamanho que eu fiz). Eu sugiro que você comece cozinhando 1 por vez, até acertar a temperatura do fogo e o tempo de cozimento.

Ingredientes

  • Cerca de 6 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 xícara de água morna
  • 1/4 xícara de manteiga sem sal derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • Fubá para polvilhar
  • Óleo para untar

Modo de preparo

  1. Misture a água, o leite, o açúcar e o fermento, deixe descansar por 5 minutos. A água e o leite não podem estar nem muito quente, nem muito frio, senão o fermento não vai funcionar corretamente.
  2. Coloque metade da farinha em um recipiente grande, acrescente o sal e misture bem.
  3. Em seguida adicione a manteiga derretida, a mistura de fermento e misture com a ajuda de uma espátula ou uma colher de pau.
  4. Acrescente mais farinha aos poucos, até que você consiga sovar a massa. Pode ser que você não use toda a farinha, por isso você deve acrescentá-la aos poucos. Sove a massa até que fique homogênea e não grude mais nas suas mãos.
  5. Transfira para um recipiente untado, cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.
  6. Abra a massa com cerca de meio centímetro de altura e corte os english muffins com a ajuda de um cortador redondo ou um copo passado em farinha.
  7. Em seguida coloque cada pãozinho para uma forma polvilhada com fubá, polvilhe mais um pouco em cima de cada um, e deixe descansar por 30 minutos.
  8. Aqueça uma panela ou frigideira grande que tenha tampa em fogo médio-baixo. É importante que você use uma panela ou uma frigideira antiaderente para cozinhar os english muffins, senão eles vão grudar.
  9. Remova o excesso de fubá e coloque os pães na frigideira, deixando espaço entre eles. Tampe e cozinhe por 6 a 7 minutos. Eu movi os meus a cada minuto, para ter certeza que não estavam queimando.
  10. Vire os english muffins e cozinhe por mais 6 a 7 minutos do outro lado.
  11. Sirva ainda quente, mas se você não for comer todos de uma vez, guarde em um saco plástico depois de frios e aqueça na torradeira ou numa chapa antes de comer.

English Muffins