Esfiha de Carne

Esfiha de Carne


Esfiha de Carne é algo que me faz lembrar muito minha infância, pois minha avó fazia frequentemente e colocava eu e meus irmãos pra ajudar. Essa massa é muito fácil de fazer, fica fofinha e com um sabor incrível!

Ingredientes para a massa

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 50ml de azeite de oliva
  • 200ml de água morna
  • Aproximadamente 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 ovo
  • Óleo ou azeite para untar

Ingredientes para o recheio

  • 600g de carne moída
  • 1/2 xícara de cebola picada
  • 1/2 xícara de tomate picado
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo

Misture o fermento biológico seco, o açúcar, o azeite e a água morna. A água não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata da água, é só colocar um dedo limpo na água, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que a água está fria, aqueça mais um pouco. Deixe descansar por 10 minutos.

Misture os líquidos à metade da farinha, eu usei minha batedeira com gancho pra misturar, mas você pode misturar tudo com uma colher de pau e sovar a massa à mão, a batedeira não é obrigatória. Quando quase toda a primeira metade da farinha estiver incorporada, acrescente o sal e mais farinha. Você deve colocar a segunda metade da farinha aos poucos, pode ser que não precise usar toda.

Quando a massa não grudar mais nas mãos, unte um recipiente limpo com óleo ou azeite e coloque a massa nele. Espalhe o óleo em cima da massa também, para que a massa não fique ressecada. Cubra com plástico filme e um pano de prato limpo e deixe descansar até dobrar de tamanho. O tempo pra dobrar de tamanho vai variar pois depende da temperatura do ambiente onde a massa está, a minha levou 45 minutos, mas a sua pode levar mais de 1 hora.

Prepare o recheio enquanto a massa descansa. A quantidade de recheio necessária vai depender do tamanho que você fizer suas esfihas, para as minhas eu usei aproximadamente metade do recheio preparado. Eu congelei a outra metade para usar outro dia, o recheio pode ser congelado por até 2 meses, deixe descongelar completamente antes de usar.

Em uma panela, refogue a carne, a cebola e o tomate. Se sua carne for muito magra, coloque um fio de óleo ou de azeite—a minha solta bastante água e gordura, então eu não coloco. Quando a carne estiver dourada, acrescente o alho, o molho inglês, sal, pimenta, salsinha e cebolinha. Cozinhe por mais uns dois minutos, deixe esfriar completamente antes de rechear as esfihas.

Assim que a massa dobrar de tamanho, faça bolinhas e abra numa superfície levemente enfarinhada. O tamanho fica ao seu gosto, eu faço as minhas pequenas. Coloque o recheio e feche bem, eu gosto de colocar as dobras pra baixo na assadeira, mas você pode deixar as dobras pro lado de cima se preferir. Eu forro minha assadeira com papel manteiga que é pra facilitar na hora de lavar, mas você pode untar a assadeira levemente se preferir.

Pincele as esfihas com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido à 200ºC, o tempo de forno também vai depender do tamanho das suas esfihas, as minhas levaram 20 minutos.

Você pode congelar as esfihas depois de assadas: assim que elas esfriarem, leve para o freezer ainda na assadeira. Depois de 3 horas, retire da assadeira e coloque em um recipiente com tampa que vá ao freezer, ou em um saco plástico próprio para congelar. Elas duram 2 meses no freezer e você não precisa descongelar, é só levar ao forno por 10-15 minutos antes de servir.

Essa massa também pode ser usada para fazer esfihas abertas, mas eu aconselho usar carne crua no recheio, para que a carne cozinhe no forno. Se você usar carne já cozida na esfiha aberta, o recheio ficará bem ressecado.

Esfiha de Carne
Esfiha de Carne
Esfiha de Carne