Frango Katsu na Airfryer

Frango Katsu na Airfryer (Chicken Katsu)


Fiz esse Frango Katsu na Airfryer para o jantar aqui em casa outro dia e o resultado ficou incrível! Eu e meu marido adotamos Frango Katsu, um frango frito japonês servido com molho katsu. Existe também uma versão desse prato com porco ao invés de frango, o preparo é o mesmo. Eu bato os filés de peito de frango com um martelo de carne para que eles fiquem bem finos, assim cozinham mais rápido. Isso é completamente opcional, mas lembre-se que o tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho dos seus filés.

No restaurante japonês onde a gente sempre pede esse prato, ele é servido com salada, arroz e tempura de vegetais, super bem servido! Tem gente que acha esse frango sem tempero, mas é assim mesmo: o que dá gosto ao frango é o molho, o frango em si tem bem pouco de sal e pimenta nele. Claro que você pode temperar da forma como desejar, essa receita pode ser usada só como base para que você adapte ao seu gosto!

Eu fiz o Frango Katsu na airfryer, mas você pode fritar em óleo numa frigideira se preferir, como ele é tradicionalmente feito.

Ingredientes

  • 4 filés de peito de frango
  • 1 + 1/2 xícara de farinha Panko
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 2 + 1/2 colher de chá de molho inglês
  • 1 + 1/2 colher de chá de molho de ostras
  • 1 + 1/8 colher de chá de açúcar
  • Azeite ou óleo em spray
  • Cebolinha picada para servir (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos, sal e pimenta a gosto em um prato raso e bata para incorporar.
  2. Passe os filés de frango no ovo e em seguida na farinha Panko, pressionando bem a farinha.
  3. Coloque um pouco de azeite ou óleo em spray nos dois lados do frango e cozinhe na airfryer pré-aquecida a 180ºC. O tempo de cozimento vai depender do tamanho dos filés de frango, na minha levou 10 minutos, e eu virei os filés depois de 5. Dependendo do tamanho da sua airfryer, pode ser que você precise cozinhar os filés um por vez, não coloque todos de uma vez se não couberem na cesta sem que eles se intercalem.
  4. Prepare o molho: misture o ketchup, o molho inglês, molho de ostras e o açúcar. Sirva imediatamente, ou mantenha na geladeira, em um pote com tampa até a hora de servir.

Frango Katsu na Airfryer