Lombo na Panela de Pressão

Lombo na Panela de Pressão


Lombo na Panela de Pressão é perfeito para as festas de fim de ano, você não vai acreditar como é fácil de fazer! Fica pronto em menos de 1 hora e deixa o forno livre para assar o peru.

Se você tiver mais tempo pra fazer, pode deixar o lombo na marinada por até 3 horas antes de cozinhá-lo. Mas se você estiver na correria, 15 minutinhos na marinada são o suficiente para dar sabor à carne. Se você preferir assar seu lombo, ano passado eu postei uma receita de Lombo Assado com Alecrim que fica uma delícia também.

Aqui nos Estados Unidos a panela de pressão elétrica virou febre nos últimos 5 anos, graças à uma marca chamada Instant Pot. Os gringos agora estão descobrindo que dá pra fazer receitas que antes eles faziam na slow cooker em bem menos tempo!

Ingredientes

  • 1 a 1,5 kg de lombo de porco
  • 3 xícaras de caldo de frango
  • 1/4 xícara de molho de soja
  • 3 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 3 dentes de alho picados ou amassados
  • Suco de 1/2 limão
  • Pimenta a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Primeiro prepare a marinada. Misture o alho com o sal, o suco de limão, a pimenta e o molho de soja. Em seguida coloque a marinada sobre o lombo, certifique-se que todos os lados do lombo estão em contato com o líquido e deixe descansar por pelo menos 15 minutos.

Se você tiver tempo de deixar o lombo na panela de pressão marinar por mais tempo, é só cobrir o recipiente e levar à geladeira e retire da geladeira 15 minutos antes de cozinhar.

Em seguida aqueça o azeite ou óleo na panela de pressão, coloque o lombo e sele todos os lados. Assim que o lombo estiver selado, acrescente a marinada, o caldo de frango e a salsinha. Misture bem, tampe a panela e assim que pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Se você estiver usando panela de pressão elétrica que nem eu, é só programar o timer para 30 minutos.

Quando a meia hora de cozimento do lombo na panela de pressão estiver completa, desligue o fogo e deixe a panela descansar por 10 minutos. Em seguida retire a pressão que ainda estiver na panela e seu lombo está pronto para servir! Se você quiser, depois disso pode reduzir o caldo e engrossar com amido de milho para fazer um molho.

Lombo na Panela de Pressão