Millionaire Shortbread

Millionaire Shortbread


Millionaire Shortbread é uma sobremesa que eu só ouvi falar aqui nos Estados Unidos, mas poderia facilmente ser chamado de twix caseiro. Trata-se de uma camada de biscoito amanteigado, recheio de caramelo salgado e cobertura de chocolate. Tem como não ficar uma delícia?

Ingredientes para o biscoito

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para o recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 + 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de sopa de flocos de sal (pode ser substituído por 1 colher de chá de sal)

Ingredientes para a cobertura

  • 3/4 xícara de chocolate meio amargo picado ou em gotas
  • 1 + 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Pitada de flocos de sal para finalizar

Modo de preparo da massa

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Misture a manteiga e o açúcar até ficar um creme. Você pode usar a batedeira ou o fouet nessa etapa. Acrescente a baunilha, o sal e a farinha de trigo e, com uma espátula, misture bem.

Coloque a massa em uma forma untada e pressione com as pontas dos dedos até ficar uma camada uniforme. Eu usei uma forma retangular de fundo removível de aproximadamente 30×12 cm. Se você não tiver forma de fundo removível, forre sua forma com papel manteiga, deixando sobras nos lados, para que você possa retirar o Millionaire Shortbread da forma puxando a sobra do papel.

Faça furos com um garfo em toda a superfície do biscoito e leve ao forno por 15 a 20 minutos. Assim que o biscoito começar a dourar nas bordas, retire do forno.

Modo de preparo do recheio

Prepare o recheio enquanto o biscoito estiver no forno. Leve todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso ao fogo médio-baixo, mexendo sempre.

O recheio é quase que um brigadeiro de caramelo, mas tem que ter paciência para não queimar. Assim que você começar a ver o fundo da panela ao mexer o recheio, e ele estiver com um tom levemente de caramelo, está pronto.

Coloque o recheio do Millionaire Shortbread sobre a camada de biscoito e imediatamente espalhe com uma espátula, para deixar a camada uniforme.

Deixe esfriar por 1 hora em temperatura ambiente e então leve à geladeira por mais 2 horas.

Modo de preparo da cobertura

Passadas as 2 horas na geladeira, leve o chocolate e a manteiga para derreter em banho maria. Para isso é só colocar uns 3 dedos de água em uma panela e levar ao fogo baixo. Coloque o chocolate e a manteiga em um recipiente que seja resistente ao calor e coloque esse recipiente em cima da panela. É importante que o fundo do recipiente jamais entre em contato direto com a água, que é para não queimar seu chocolate.

Mexa de vez em quando, até que tudo esteja derretido. Jogue a cobertura por cima do recheio e espalhe com uma espátula novamente. Finalize com flocos de sal por cima do chocolate e deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar em pedaços.

Millionaire Shortbread