Pão de Alho com Queijo

Pão de Alho com Queijo (Garlic Cheese Pull Apart Bread)


Esse Pão de Alho com Queijo foi uma invenção minha depois de ver a Marcella Andrade, do @pimenta_preta, postar um pão folhado de canela e a Tieghan Gerard, do @halfbakedharvest, postar uma baguete recheada com queijo e alho caramelizado. O resultado virou um pão maravilhoso que não sobreviveu por muito tempo aqui em casa.

Eu usei massa de pizza para fazer esse pão, mas você pode usar qualquer massa de pão que não seja muito mole. Outra coisa que você pode adaptar é o recheio: eu usei uma mistura de 2 queijos ralados, parmesão e asiago, mas acho que ficaria bom com outros queijos também. Dependendo do queijo que você usar, pode ser que você precise acrescentar sal ao recheio, eu não precisei porque os queijos que usei eram salgados o suficiente.

Ingredientes

  • Massa para 1 pizza grande
  • 3/4 xícara de queijo ralado da sua preferência
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 cabeça de alho
  • 1 colher de sopa de orégano desidratado
  • Farinha de trigo para abrir a massa (se precisar)

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Derreta 3 colheres de sopa da manteiga em uma frigideira em fogo médio. Acrescente todos os dentes de alho e cozinhe até que a manteiga fique marrom e os dentes de alho caramelizados.
  3. Retire o alho da frigideira assim que estiver caramelizado e pique em pedaços pequenos.
  4. Misture o restante da manteiga, o alho picado, o queijo ralado, o orégano e o restinho de manteiga que sobrou na frigideira onde o alho foi caramelizado até formar uma pasta.
  5. Abra a massa de pizza e espalhe o recheio em cima dela.
  6. Corte a massa em quadrados de mais ou menos 5 centímetros e faça 4 pilhas com os quadrados. Se alguns pedaços forem menores que os outros, pode juntar 2 lado a lado na pilha.
  7. Coloque a massa em uma forma para pão untada, uma pilha de cada vez, sempre virando a pilha de massa antes de colocar na forma, para que o pão de alho com queijo fique com camadas verticais.
  8. Asse até ficar dourado e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos antes de desenformar, do contrário seu pão de alho com queijo vai desabar.

Pão de Alho com Queijo