Pão de Cachorro Quente

Pão de Cachorro Quente


Pão de Cachorro Quente caseiro é super fácil de fazer, e o resultado fica incrível! Você pode preparar a massa com antecedência se quiser, eles ficam ainda mais gostosos se a massa descansar na geladeira por algumas horas, mas já fiz sem esse passo também e nem por isso os pães ficaram ruins.

Eu uso farinha para pão para fazer essa receita, mas sei que no Brasil é mais difícil de achar. Pode usar farinha de trigo normal mesmo se você não tiver acesso, não tem problema. Mas se você preferir fazer um cachorro quente sem pão, eu tenho uma receita de cachorro quente de forno que fica uma delícia!

Ingredientes

  • Cerca de 500 gramas de farinha para pão ou farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1 ovo
  • 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água para pincelar
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • Óleo ou azeite para untar

Modo de preparo

  1. Misture a água, o leite, o açúcar e o fermento, deixe descansar por 5 minutos. Os líquidos não podem estar nem muito quente, nem muito frio, senão o fermento não vai funcionar corretamente.
  2. Adicione o ovo e a manteiga à mistura de fermento e mexa um pouco, só pra quebrar a gema do ovo.
  3. Acrescente a farinha, mas não toda. A farinha tem que ser acrescentada aos poucos porque pode ser que você não use toda. Coloque o sal por cima da farinha e mexa bem.
  4. Adicione mais farinha conforme a massa for tomando forma, até que você possa sová-la.
  5. Quando a massa estiver lisa e não grudar mais nas mãos, transfira para um recipiente untado, cubra com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.
  6. Forme uma bola com a massa e corte em porçōes. Eu fiz 8 pães com a minha massa, mas a quantidade depende do tamanho que você quer que seu pão de cachorro quente tenha.
  7. Para modelar, abra cada porção da massa em um formato de círculo, e então enrole como se fosse um rocambole. Ajuste as laterais e coloque em uma forma forrada com papel manteiga ou um tapetinho de silicone.
  8. Pincele cada pão de cachorro quente com um ovo batido com uma colher de sopa de água e deixe a massa crescer enquanto você pré-aquece o forno a 180ºC.
  9. Asse até que os pães fiquem dourados, cerca de 15 a 20 minutos. O tempo de forno vai depender do tamanho dos seus pães e do seu forno.

Pão de Cachorro Quente