Pão Doce de Canela (Cinnamon Rolls)

Pão Doce de Canela (Cinnamon Rolls)


Cinnamon Roll é um pão doce de canela bem conhecidos aqui nos Estados Unidos. Eu já postei por aqui uma variação dele feita com laranja ao invés de canela, então achei que estava mais do que na hora de compartilhar a minha receita original!

A minha receita é um pouquinho diferente das que você encontra por aí, porque leva xarope de bordo (Maple Syrup) e café na cobertura. Sempre que eu falo sobre xarope de bordo nas redes sociais, alguém que mora no Brasil me diz que hoje em dia não é tão difícil de achar, só é caro, então fique à vontade para substituir por mel se você não achar ou não quiser comprar. O resultado, claro, não vai ficar exatamente o mesmo, mas te garanto que não vai ficar ruim!

Ingredientes para a massa

  • 2 xícaras de leite morno
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 + 1/4 colher de chá de fermento biológico seco
  • 5 xícaras de farinha de trigo (mais para polvilhar a superfície de trabalho)
  • 1/2 colher de chá cheia de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de sopa cheia de sal

Ingredientes para o recheio

  • 1/2 xícara de manteiga sem sal em ponto de pomada
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela em pó

Ingredientes para a cobertura

  • 2 + 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1/4 xícara de leite
  • 1 colher de chá de xarope de bordo
  • 2 colheres de sopa de café forte frio
  • Pitada de sal

Modo de preparo

Comece preparando a massa do pão doce de canela: misture o fermento, o açúcar, o óleo e o leite morno. O leite não pode estar muito quente (vai matar o fermento), nem muito fria (não vai ativar o fermento), tem que estar entre 35ºC e 45ºC. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura exata do leite, é só colocar um dedo limpo no leite, se sentir que está quente, deixe esfriar um pouco. Se sentir que está frio, aqueça mais um pouco. Deixe a mistura descansar por 5 minutos.

Adicione 4 xícaras de farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, e o bicarbonato de sódio. É importante colocar o sal em cima da farinha, e não do fermento. Se você colocar o sal direto em contato com a mistura de fermento, o fermento vai perder parte da sua eficácia. Misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar por uma hora.

Depois dessa hora, acrescente mais uma xícara de farinha de trigo (eu coloco meia xícara por vez). Cubra com plástico filme novamente e leve à geladeira por uma hora.

Para preparar o recheio é só misturar todos os ingredientes até formar uma pasta. Reserve até que a massa esteja pronta para abrir.

Com a massa descansada, coloque bastante farinha na bancada e na massa. Eu divido a massa em duas partes, que é pra ficar mais fácil na hora de abrir por conta do tamanho da minha bancada. Começo esticando a massa com a mão e girando ela na bancada para garantir que não está grudando, e uso um rolo de macarrão para terminar de abrir, para que a massa do pão doce de canela fique com uma espessura uniforme.

Espalhe o recheio por cima da massa. Essa parte é bem chatinha porque o recheio não é fácil de espalhar, mas te garanto que vale muito à pena. Eu já tentei outros métodos de recheiar esse tipo de pão doce de canela e a pastinha de manteiga com açúcar e canela faz com que o recheio fique mais uniforme.

Enrole a massa, dê uns apertos onde a massa termina no rolo, e corte em fatias de aproximadamente dois dedos de largura. Eu uso uma faca de cortar pão para cortar, sempre segurando o resto do pão doce de canela que é pra não deformar a massa que ainda não foi cortada.

Coloque os rolinhos de massa em uma forma grande ou duas menores, com o recheio pra cima, lembrando que os pães vão crescer no forno, então não preencha completamente as formas. Eu usei três formas redondas de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro cada, porque eu fiz os meus Cinnamon Rolls um pouco menores do que geralmente faço já que nesse dia eu tinha bastante gente vindo aqui em casa pra comê-los. Dependendo do tamanho do seu pão doce de canela, pode ser que você só precise de 2 formas. Também não se apegue ao tamanho e formato das minhas formas, absolutamente nada te impede de fazer em uma forma retangular ou em uma quadrada, desde que a forma não seja muito baixa.

Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por 15 a 25 minutos. O tempo de forno vai depender da altura dos seus Cinnamon Rolls, então fique de olho no forno assim que passar da marca de 15 minutos. Eles têm que ficar dourados por fora, mas não muito! Assim que os pães saírem do forno, jogue a cobertura por cima deles. Para fazer a cobertura é só misturar todos os ingredientes. Espere até que a cobertura fique firme ao toque antes de servir e aproveite!

Pão Doce de Canela (Cinnamon Rolls)