Pavê Bomba de Chocolate (No Bake Eclair Cake)

Pavê Bomba de Chocolate (No Bake Eclair Cake)


Esse Pavê Bomba de Chocolate é minha versão de uma sobremesa feita nos Estados Unidos chamada No Bake Eclair Cake. Trata-se de um pavê que leva ingredientes bem parecidos com os do recheio e da cobertura de uma bomba de chocolate. A receita tradicionalmente feita por aqui leva pudim instantâneo de baunilha e gordura hidrogenada, que eu substituí por um creme de confeiteiro misturado com creme de leite fresco batido em ponto de chantilly. Pra finalizar, joguei uma ganache de chocolate meio amargo por cima, que deixou esse pavê ainda mais incrível!

Ingredientes para o recheio

  • 300 gramas de bolacha Maisena (dependendo do tamanho da sua travessa você pode precisar de mais)
  • 2 xícaras de creme de leite fresco gelado
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 + 1/2 xícara de leite
  • 6 gemas de ovo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura

  • 1 + 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 + 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado ou em gotas

Modo de preparo do recheio

Em um recipiente ou uma panela média fora do fogo, misture as gemas, o amido de milho e o sal com um fouet, até que o amido de milho e o sal estejam completamente incorporados. Se você não tiver um fouet, pode usar a batedeira. Não esqueça de raspar bem as laterais do recipiente ou da panela antes de prosseguir.

Acrescente o açúcar e misture bem. Assim que o açúcar não estiver mais visível, adicione o leite e bata novamente. Leve essa mistura a fogo médio-baixo, mexendo sem parar, até que o creme engrosse. Assim que o creme começar a borbulhar na panela, retire do fogo e adicione a baunilha. Transfira o creme de confeiteiro para um recipiente limpo, cubra com plástico filme em contato com o creme, deixe esfriar completamente.

Assim que seu creme estiver completamente frio, bata o creme de leite fresco gelado até ficar em ponto de chantilly. Bata o creme reservado por uns 30 segundos e misture com um pouco do creme de leite fresco em ponto de chantilly, para que o creme fique um pouco mais mole. Por fim, adicione essa mistura ao restante do creme de leite batido e misture bem.

Coloque um camada do creme no fundo de uma travessa. Acrescente uma camada de bolacha Maisena. Intercale camadas de creme e bolacha até chegar quase no topo da travessa. Leve para a geladeira por 20 minutos, enquanto você prepara a cobertura.

Modo de preparo da cobertura

Para fazer a cobertura é só aquecer o creme de leite até que esteja quase fervendo. Em seguida coloque o creme de leite fresco por cima do chocolate e cubra o recipiente com plástico filme por 3 minutos. Isso vai fazer com que o calor do creme de leite derreta totalmente o chocolate. Retire o plástico filme passados os 3 minutos e misture bem. Deixe a cobertura esfriar por 5 minutos antes de colocar por cima do seu pavê bomba de chocolate.

Leve o pavê de volta para a geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Pavê Bomba de Chocolate