Pavê de Chocolate com Cereja

Pavê de Chocolate com Cereja


Pavê de Chocolate com Cereja é uma sobremesa fácil de fazer, só leva tempo. Perfeita para as fetas de fim de ano, o resultado vai impressionar todo mundo!

Essa receita é uma versão do Pavê Bomba de Chocolate, que fez um sucesso no ano passado. Omita as cerejas se você não gostar ou não encontrar cereja em calda de qualidade.

Ingredientes

  • 300 gramas de bolacha Maisena (dependendo do tamanho da sua travessa você pode precisar de mais)
  • 185 gramas de chocolate meio amargo em gotas ou picado
  • 3 xícaras de creme de leite fresco gelado
  • 3 xícaras de leite
  • 1 + 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • 1 xícara de cerejas em calda, mais para decorar
  • 4 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

Em um recipiente ou uma panela média fora do fogo, misture as gemas e o amido de milho e o sal com um fouet, até que o amido de milho esteja completamente incorporado. Se você não tiver um fouet, pode usar a batedeira. Não esqueça de raspar bem as laterais do recipiente ou da panela antes de prosseguir.

Acrescente o açúcar e o leite e misture bem. Leve essa mistura a fogo médio-baixo, mexendo sem parar, até que o creme engrosse. Assim que o creme começar a borbulhar na panela, retire do fogo, adicione a baunilha e o chocolate e misture bem, até que o chocolate esteja completamente derretido. Por fim, acrescente a manteiga e mexa o creme até que a manteiga esteja completamente incorporada.

Se você achar que seu creme para o pavê de chocolate com cereja ficou com pelotinhas, passe por uma peneira. Isso vai fazer com que os pedacinhos de gema de ovo que coagularam durante o cozimento fiquem na peneira e o creme fique lisinho. Transfira o creme de chocolate para um recipiente limpo, cubra com plástico filme em contato com o creme, deixe esfriar completamente.

Pique as cerejas em calda e reserve a calda. Assim que seu creme estiver completamente frio, bata todo creme de leite fresco gelado até ficar em ponto de chantilly. Bata o creme de chocolate reservado por uns 30 segundos e misture delicadamente com cerca de 1/3 do creme de leite fresco em ponto de chantilly.

Coloque um camada do creme no fundo de uma travessa. Acrescente uma camada de bolacha Maisena. Regue a bolacha com a calda de cereja e espalhe um pouco das cerejas picadas por cima. Repita as camadas até quase no topo da sua travessa. Leve para a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Na hora de servir, finalize o pavê de chocolate com cereja com o resto do creme de leite fresco batido em ponto de chantilly, raspas de chocolate e cerejas.

Pavê de Chocolate com Cereja