Scones de Morango

Scones de Morango


Scones são um tipo de pão bem comum na Europa, onde são servidos com chá. Esses scones de morango vão muito bem com vários sabores de geléia, além da manteiga de canela e mel que eu já ensinei por aqui!

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo e mais para polvilhar a superfície de trabalho
  • 1 + 1/2 xícara de morangos picados
  • 2/3 xícara de leite
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 ovo

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Misture uma colher de sopa de açúcar com os morangos picados e reserve.

Coloque a farinha, o restante do açúcar, o sal, o fermento e a manteiga em um processador de alimentos e pulse bem. Eu usei o meu processador de alimentos pra incorporar a manteiga com os ingredientes secos, mas você pode fazer à mão se preferir.

Independente do método que você usar, o objetivo é o mesmo: deixar a manteiga em pedacinhos pequenos e coberta pelos ingredientes secos.

Em um recipiente pequeno, ou até mesmo numa xícara medidora de líquidos, coloque o leite e o ovo. Bata bem até que o ovo esteja completamente incorporado.

Misture os morangos à mistura de secos com manteiga, até que todos os pedaços de morango estejam cobertos pela mistura. Acrescente a mistura de leite com ovo, mexendo sempre com uma espátula. Deixe um restinho da mistura de ovo com leite no recipiente, você vai usar isso depois.

Quando os secos estiverem incorporados com o líquido, pare imediatamente de mexer. Se você mexer demais essa massa, os scones ficarão duros. A massa vai parecer que ficou muito molhada, mas o ponto é esse mesmo.

Polvilhe a superfície de trabalho com bastante farinha, coloque a massa sobre a farinha, e mais farinha sobre a massa. Com as suas mãos, pressione a massa até que fique um círculo com mais ou menos dois dedos de espessura.

Com um pincel limpo, remova o excesso de farinha de cima da massa. Corte a massa em 8 partes, não se preocupe muito se alguns scones ficarem menores que outros. Transfira cada triângulo para uma forma forrada com papel manteiga.

Como essa massa é bem molhada, transferir pra forma ficará impossível se você não colocar farinha o suficiente antes de abri-la. Acredite em mim, eu cometi esse erro! Mas é fácil de corrigir, só dá trabalho pra voltar a massa pro recipiente, limpar a bancada e fazer tudo novamente.

Pincele aquele restinho de ovo com leite que você reservou sobre cada scone. Asse por 20 a 30 minutos, o tempo de forno vai depender do tamanho dos seus scones e do seu forno, aconselho que você fique de olho neles a partir dos 18 minutos.

A maioria dos scones que vendem aqui nos Estados Unidos tem uma cobertura de leite com açúcar de confeiteiro jogada por cima, mas eu prefiro sem. Esses scones tem um sabor levemente doce (bem leve mesmo!), então aconselho você a fazer a cobertura caso queira que fiquem mais doces, ou colocar mais açúcar na massa.