Sopa de Tomate

Sopa de Tomate


Sopa de Tomate é um dos pratos preferidos do meu marido, então ele é meu maior crítico. Aqui nos Estados Unidos é tradição comer sopa de tomate com queijo quente, muita gente molha o queijo quente na sopa na hora de comer. Eu já fiz várias receitas, essa é a que ele mais gosta, coincidentemente é a mais simples das que já fiz. Essa sopa pode ser servida tanto como prato principal ou acompanhamento. Se você for vegetariano, substitua o caldo de galinha por caldo de vegetais.

Ingredientes

  • 800 gramas de tomate pelado em lata amassado (com o caldo)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 cebola grande picada
  • 1 + 1/2 xícara de caldo de galinha
  • 4 dentes de alho picados ou amassados
  • 1/3 xícara de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Comece derretendo a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Acrescente a cebola e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 1 minuto. Em seguida adicione o alho, o caldo de galinha e os tomates amassados. Misture bem e, assim que ferver, cozinhe por 5 minutos.

Desligue o fogo e bata a sopa com um mixer até que a cebola esteja quase toda processada. Eu gosto de deixar alguns pedaços de cebola inteiros na sopa. Se você preferir, pode processar até que não tenha mais nenhum pedaço na sopa.

É importante usar uma panela grande para que a sopa de tomate não espirre para tudo quanto é lado nessa etapa e não te queime. Se você não tiver um mixer, passe a sopa para um liquidificador em várias porçōes, coloque um pano de prato entre a jarra e a tampa e não bata por muito tempo, que é pra não criar pressão e a tampa não explodir.

Com a sopa processada, finalize com sal e pimenta a gosto, bem como o creme de leite, e sirva em seguida.

Sopa de Tomate