Sorvete de Morango

Sorvete de Morango


Fiz esse Sorvete de Morango a pedido do meu filho, que ficou enlouquecido quando descobriu que eu tinha comprado uma sorveteira. Diferente das outras receitas de sorvete que já postei por aqui, essa leva gema de ovos, o que dá um pouco mais trabalho, mas nem por isso deixa de ser gostoso.

O ideal para essa receita é usar morangos bem maduros, mas eu não tinha quando fiz e meu sorvete não ficou muito rosa nem com muito sabor de morango. Nem por isso, claro, deixou de ficar bom, mas fica a dica. Eu misturei pedaços pequenos de morango picado no sorvete antes de levar pra congelar, mas eles acabaram ficando muito duros na hora de servir, então eu não recomendo.

Ingredientes

  • 1 + 1/2 xícara de leite
  • 1 + 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 3 gemas de ovo
  • 1 + 1/2 xícara de morangos picados
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de morangos picados para finalizar (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque 1 + 1/2 xícara de morangos em um processador de alimentos ou liquidificador e bata até obter um suco. Passe por uma peneira, descarte as sementes e reserve o suco.
  2. Coloque as gemas em um recipiente médio e bata por cerca de 1 minuto. Acrescente metade do açúcar e bata novamente, até que essa mistura fique fofa e mais clara. Reserve.
  3. Coloque o restante do açúcar, leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo médio até que comece a formar bolhas nas bordas.
  4. Adicione 2 conchas da mistura quente à mistura de gemas e bata imediatamente. Repita esse processo com mais 2 conchas, misture o restante dos líquidos aquecidos à mistura de gemas e retorne tudo para a panela.
  5. Leve a panela de volta ao fogo médio, mexendo sempre, até que a massa de sorvete engrosse. Assim que você passar o dedo pela espátula com a base de sorvete e as bordas não se tocarem, retire do fogo.
  6. Coloque água e gelo em um recipiente grande e um recipiente médio dentro dele. Transfira a massa de sorvete para o recipiente médio passando por uma peneira, isso vai fazer com que a massa esfrie mais rápido.
  7. Misture o suco de morango reservado à massa de sorvete, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 4 horas.
  8. Coloque a massa na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Se você não tem uma, coloque em um recipiente com tampa que vá ao freezer. Congele por 20 minutos, retire do freezer, bata a massa por uns minutos, leve de volta ao freezer e repita esse processo até que fique com textura de sorvete. Adicione os morangos picados quando o sorvete estiver consistente se você quiser.
  9. Seu sorvete está pronto, mas ainda precisa ficar no freezer por algumas horas em um recipiente tampado para firmar antes de servir. O tempo de freezer vai depender do seu congelador e do tamanho do recipiente que você usar, no meu levou 6 horas, mas no seu pode levar mais ou menos que isso.

Sorvete de Morango